Avançar para o conteúdo principal

Azevinho (Ilex aquifolium)


E porque o Natal está a chegar...

O azevinho (Ilex aquifolium) é uma árvore ou arbusto de folha persistente conhecido em todo o mundo pela sua beleza e utilização ornamental, sobretudo, na quadra natalícia.

Esta planta possui folhas verde-escuras, brilhantes e quase sempre espinhosas. Sendo dióica, apresenta flores femininas e masculinas em pés diferentes. As flores são geralmente de cor branca ou rosácea e surgem na zona de inserção das folhas, em ramalhetes ou mesmo solitárias. A planta com as flores femininas será aquela que, por meados de Novembro-Dezembro, exibirá as famosas bagas vermelhas. No entanto, é importante saber que estes frutos vistosos possuem uma substância tóxica denominada de ilicina.

O azevinho ocorre em bosques e matagais sombrios, bem como encostas montanhosas igualmente ensombradas e húmidas. Esta espécie é espontânea em quase toda a Europa e Ásia Menor. Em Portugal, encontra-se no Norte, nas serras de Larouco, Barroso, Padrela, Alvão, Marão e Montemuro e também em Sintra e Monchique.

O azevinho é cultivado como planta ornamental, principalmente no Natal. A sua procura para este fim foi tão intensa que acabou por levar à proibição da sua recolha em Portugal, sendo hoje bastante rara enquanto planta espontânea.

Tem também algumas utilizações medicinais: as folhas possuem propriedades diuréticas e os frutos são purgantes e provocam o vómito.

Duas curiosidades sobre o azevinho:

- é resistente à poluição urbana e
- antigamente, acreditava-se que as folhas do azevinho maceradas e misturadas em vinho eram um óptimo tonificante. Tal facto não está provado cientificamente, acreditando os cientistas que este efeito se devia mais ao vinho que ao azevinho.

Venha conhecer a Natureza connosco!

Contacte-nos: cianmira@hotmail.com
               960183766

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.