Avançar para o conteúdo principal

Malhadinha (Pararge aegeria)


A malhadinha (Pararge aegeria) é uma borboleta encontrada nas florestas e nas margens de rios de grande parte da Europa. Esta espécie de asas laranja e castanhas distribui-se por todo o território continental português e na Madeira. Estudos moleculares sugerem que as populações africanas e madeirenses estão intimamente relacionadas e são distintas das populações europeias, sugerindo que a Madeira terá sido colonizada pela África e que a população africana possui uma longa história de isolamento das populações europeias.

As fêmeas são mais claras e possuem marcas mais distintas que os machos. A envergadura tanto dos machos como das fêmeas é de 4-4,5 cm, embora os machos sejam ligeiramente menores que as fêmeas. A borboleta Pararge aegeria possui marcas circulares nas asas posteriores, chamadas ocelos, que captam a atenção das aves predadoras. Se uma ave bica essa marca, ou se arranca um pedaço da asa dessa região, ela não compromete a integridade da borboleta - apesar do ataque, pode continuar a voar.

Os machos são muito territoriais e podem ser vistos a executar voos espiralados com outros machos que tenham invadido o seu território.

Esta espécie não está ameaçada, apesar de ter desaparecido das florestas transformadas em monoculturas.

O espécime da fotografia foi encontrado na Serra do Caramulo, local de saídas de campo do CianMira.

Conheça a natureza connosco!

Visite a nossa página do facebook: www.facebook.com/cianmirabook.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.