Avançar para o conteúdo principal

Amanita mata-moscas (Amanita muscaria)



O Amanita muscaria, conhecido como amanita mata-moscas, mata-bois ou frades de sapo, é um fungo basidiomiceto originário do hemisfério Norte. Surge em condições de habitat muito amplas, desde regiões mais baixas até zonas de média e alta montanha. Vive em solos ácidos de todo o tipo de bosques, mais frequentemente sob coníferas. Em Portugal, pode ser encontrado desde o final do Verão ao final do Outono.

Esta espécie pode ser identificada pelo seu chapéu vermelho-escarlate, vermelho-alaranjado e verde-amarelado (quando jovem) com numerosas verrugas brancas (que frequentemente desaparecem com a água das chuvas) e pelo pé branco com base bulbosa, coroado com um anel amplo e membranoso. As lamelas são brancas ou amarelo-pálidas e a volva é bem definida, tornando-se não evidente com a idade.

Este cogumelo é venenoso e conhecido pelas suas propriedades alucinogénias. Provoca cansaço, tonturas, confusão, perda de noção de espaço e tempo e hipersensibilidade.

É possível confundir Amanita muscaria com outras amanitas de cores parecidas, sobretudo com Amanita caesarea, espécie gastronomicamente apreciada, que contrariamente a Amanita muscaria apresenta lamelas e pé com tons amarelados.

O espécime acima foi fotografado nos pinhais de Mira e pode ser observado nos nossos percursos.

Descubra o que a natureza tem de melhor com CianMira!

Contacte-nos: cianmira@hotmail.com
               960183766

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.