Avançar para o conteúdo principal

Garça-real (Ardea cinerea)


Com quase 1 metro de altura, é a maior das garças que ocorrem em Portugal e a garça europeia mais abundante e distribuída. A garça-real é uma ave cinzenta, branca e preta que se destaca pelo seu longo pescoço. Geralmente é vista dentro de água ou próxima desta, como em lagos e rios com bastante alimento e na maior parte das águas doces, podendo, também, ser observada em costas marítimas.

Faz ninho em grandes colónias barulhentas em árvores perto da água. O comportamento paciente de observação e a posição rígida e muitas vezes atarracada do pescoço, são muito características das garças e esta não é excepção.

Pode ser confundida com a garça-vermelha (Ardea purpurea), distinguindo-se desta pela ausência de tons acastanhados e arruivados.
Quando em voo, o pescoço encontra-se recolhido, evitando a confusão com a cegonha-branca (Ciconia ciconia).

Ardea cinerea é uma espécie migradora de passagem comum e invernante rara, com alguns registos estivais. Existem algumas colónias no Alentejo, principalmente nos distritos de Évora e Portalegre.

No concelho de Mira, está presente ao longo dos principais cursos de água, Lagoa de Mira, Barrinha e Lago do Mar. Este espécimen foi fotografado na Barrinha. Em 2001, registou-se a existência de um ninho num amieiro seco, perto de uma vala, na Ermida.

Venha conhecer esta maravilhosa espécie nos nossos percursos! Esperamos por si.

Contacte-nos: cianmira@hotmail.com
               960183766

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.