Avançar para o conteúdo principal

Dia 17: Resposta do Tiago


Escolhe um animal que te faça lembrar o Natal, partilha a sua fotografia e escreve sobre ele. Sabias isso tudo?

Escolhi a rena por ser o animal que acompanha o Pai Natal na distribuição dos presentes.

As renas (Rangifer tarandus) são mamíferos herbívoros que habitam o Canadá, Alasca, Rússia, Gronelândia e norte Europeu. Foram descritas 14 subespécies mas duas foram extintas no início do século XX. Medem cerca de 2 metros de comprimento e podem atingir 300Kg de peso, sendo os machos maiores e mais pesados.
Uma manada de renas pode conter 500 mil animais e são protagonistas de uma das migrações mais longas entre os animais terrestres, percorrendo cerca de 2500 Km todos os anos.
As fêmeas têm uma cria por ano e, ocasionalmente, gémeos. Os filhotes conseguem segurar-se em pé poucos minutos após nascerem e cerca de 7 horas depois já caminham e até correm ao lado da mãe. Com 1 dia de idade, conseguem ultrapassar um corredor olímpico. Adultas, atingem os 80 Km/h.
As renas são os únicos cervídeos em que tanto o macho como a fêmea possuem hastes, apesar disso não acontecer com todas as fêmeas e são a segunda espécie com maiores hastes do mundo (em primeiro lugar, estão os alces).
Os olhos das renas mudam de cor consoante a estação do ano. No Verão, os olhos são dourados e/ou esverdeados e no Inverno, em que chegam a passar 3 meses de plena escuridão, os olhos são azuis e cerca de  1000 vezes mais sensíveis à luz.
O nariz das renas é especializado: têm as narinas bastante afastadas e uma área grande dentro delas para que o ar seja aquecido antes de chegar aos pulmões.
Os cascos das renas são únicos na sua adaptação ao clima: no Verão, com o terreno mais macio, o fundo dos cascos funciona como uma esponja para fornecer tracção e no Inverno, as bordas dos cascos ficam mais salientes, permitindo perfurar o gelo no solo e evitar que o animal escorregue.
A lenda das renas e do Pai Natal teve origem num poema de 1823 mas a rena mais famosa (Rudolfo) só apareceu mais de 100 anos depois, num livro infantil.
A ciência já explicou o nariz vermelho da rena Rudolfo: algumas renas adquirem uma cor avermelhada no nariz devido a uma densidade maior de vasos sanguíneos, utilizados para manter as narinas quentes.

Abraço,

Tiago.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.