Avançar para o conteúdo principal

Dia 22: Resposta do Tiago


Escolhe uma planta que te faça lembrar o Natal, partilha a sua fotografia e escreve sobre ela. O que descobriste?

Eu escolhi o azevinho (Ilex aquifolium).

O azevinho é um arbusto ou árvore que pode viver até aos 300 anos. Como espécie dióica, possui pés femininos e pés masculinos, sendo que os femininos frutificam, dando origem às drupas vermelhas tão características da espécie. É importante saber que estes frutos vistosos possuem uma substância tóxica denominada de ilicina. As suas folhas verdes podem ser espinhosas, forma de defesa da planta.
O azevinho é cultivado como planta ornamental, principalmente no Natal. A sua procura para este fim foi tão intensa que acabou por levar à proibição da sua recolha em Portugal, sendo hoje bastante rara enquanto planta espontânea. Tem também algumas utilizações medicinais: as folhas possuem propriedades diuréticas e os frutos são purgantes e provocam o vómito.
Existem referências da utilização de azevinho nas festas Saturninas, em honra de Saturno, que se celebravam na antiga Roma (segundo a história o azevinho era a planta sagrada deste deus). As Saturninas ocorriam entre 17 e 23 de Dezembro e nestes dias as casas eram decoradas com ramos e coroas de azevinho, bem como com gilbardeira (Ruscus aculeatus) e outros ramos de árvores e arbustos de fruto escuro. Depois de secos, os ramos e as coroas das plantas eram queimados, para purificar.
Também existe uma lenda cristã associada ao azevinho. De acordo com essa lenda, quando a Sagrada Família era perseguida pelos soldados do rei Herodes, que queria matar Jesus, o azevinho forneceu-lhe protecção. Reza a lenda que Maria, ao ver que os soldados estavam muito perto se aproximou de um azevinho (que na altura ainda era uma árvore de folha caduca) e lhe pediu que os escondesse. E, milagrosamente, as folhas do azevinho cresceram e esconderam a família. Muito reconhecida, Maria abençoou a planta, concedendo-lhe o dom de se conservar para sempre verde. E foi assim que o azevinho se tornou um arbusto de folha persistente.O azevinho tornou-se, desta forma, símbolo do Natal pelo seu papel de protecção de Jesus.

Algumas curiosidades:
O termo "Ilex" é o nome dado pelos romanos à Azinheira mas acabou por ser aplicado ao azevinho pelas semelhanças entre as suas folhas;
- Uma das tradições inglesas mais antigas, ritual datado do tempo dos Druidas, é o de dar um beijo debaixo do visco (uma planta parasita do azevinho);
- Nos castelos ingleses medievais, cepos maciços da madeira de azevinho eram queimados, na esperança de arderem no período que ia da véspera de Natal à Epifania (6 de Janeiro). Os seus fragmentos eram guardados para acender o próximo toro do ano;
- Foi a madeira escolhida para construir as janelas do palácio real de Madrid; 
- Antigamente, acreditava-se que as folhas do azevinho maceradas e misturadas em vinho eram um óptimo tonificante. Tal facto não está provado cientificamente, acreditando os cientistas que este efeito se deve mais ao vinho que ao azevinho.
Abraço,
Tiago.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.