Avançar para o conteúdo principal

Borboleta-zebra (Iphiclides feisthamelii)



Iphiclides feisthamelii, também denominada de borboleta-zebra, é uma borboleta diurna da família Papilionidae. Possui 6,5 a 8 cm de envergadura, sendo uma das maiores borboletas da Europa. A sua cor geral é branco amarelado com bandas pretas longitudinais e com caudas longas características nas asas posteriores. O olho azulado com contorno alaranjado é ponto atractivo nesta borboleta.

Vive em lugares quentes com vegetação escassa, na proximidade de hortas e campos de regadio, florestas, pomares e olivais e zonas ribeirinhas, desde zonas baixas a zonas com 2000 metros de altitude. Voa de Abril a Setembro, com duas gerações por ano.
As larvas são oligotróficas e alimentam-se de plantas da família das rosáceas, como o pilriteiro (Crataegus monogyna), a pereira (Pyrus sp.), o abrunheiro (Prunus spinosa) e a cerejeira (Prunus avium). Os ovos são depositados por baixo das folhas destas plantas e as larvas surgem após uma a quatro semanas.

Distribui-se pelo Norte de África, Península Ibérica e Sul de França, sendo uma espécie comum em Portugal Continental. Este espécime foi fotografado no Parque Natural do Douro Internacional, local onde o CianMira realiza saídas de campo.

Descubra o que a natureza tem de melhor com CianMira!

Visite a nossa página do facebook www.facebook.com/cianmirabook.

Comentários

  1. LINDA ! JÁ APARECEU AQUI NA ERICEIRA ! EM LISBOA NO JARDIM DAS MARIAS VEM TODOS OS DIAS EM AGOSTO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! :) Estas borboletas são maravilhosas e cada vez é mais difícil encontrar diversidade de borboletas!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Advento com o CianMira: Dia 7

ADVENTO COM O CIANMIRA Dia 7: Beijar debaixo do visco ou azevinho? “Kiss under the mistletoe” é uma frase muito ouvida em filmes e músicas de Natal nos Estados Unidos. Mas quando traduzimos para a nossa língua materna, dizemos “beijar debaixo do azevinho”. Estará correcto? Antes de mais, “mistletoe” significa visco e “holly”, azevinho, duas plantas diferentes mas ambas associadas ao Natal. O azevinho é uma planta bem conhecida pelos portugueses: de bagas vermelhas e folhas verdes brilhantes, por vezes, com espinhos. Em Portugal é proibido o seu corte por ser uma planta com protecção especial. Mas e o visco? O visco é uma planta hemiparasita uma vez que cresce nos ramos ou tronco de uma árvore, retirando-lhe os nutrientes mas que também é capaz de crescer sozinha. Existem várias espécies de visco, sendo Phoradendron flavescens a usada na decoração de Natal e nativa da América do Norte e Viscum album , o visco-europeu, com bagas brancas, pegajosas e venenosa