Avançar para o conteúdo principal

Milho (Zea mays)


Encontramo-nos na época ideal para a colheita e secagem de um cereal bastante cultivado em Portugal e importante na nossa alimentação: o milho. O final do Verão e o início do Outono é marcado, em muitas aldeias, pela colheita deste cereal utilizado não só na produção de farinha mas também como alimento anual para o gado.
Dedicamos, então, esta publicação ao milho (Zea mays) para que todos conheçam um pouco melhor esta planta.

O milho (Zea mays), também denominado de broa, é uma gramínea que pode atingir os 4 metros de altura. Possui inflorescências masculinas (no topo da planta) e femininas (conhecidas como "barbas do milho"), sendo, por isso, uma espécie monóica. Os frutos são os famosos grãos amarelos, brancos ou avermelhados que retiramos da espiga.

As culturas mais antigas conhecidas ocorreram na América Central. Actualmente, é um cereal cultivado em todo o mundo, não existindo em estado selvagem e não se disseminando sem a intervenção humana. Em Portugal, o cultivo do milho faz-se por todo o território tendo tido influência na arquitectura e paisagem tradicional do Minho, com os tradicionais espigueiros. Em Mira, a cultura do milho é efectuada por algumas empresas e por vários particulares que possuem campos agrícolas. Ainda hoje, no concelho, existem moinhos de água em funcionamento que transformam o milho em farinha.

Para além da farinha, o grão de milho é utilizado na obtenção de óleo, flocos de milho e pipocas. Após 2 fases de cozimento dos grãos e posterior fermentação espontânea com mel, dá origem a uma bebida alcoólica chamada de "chicha". Os grãos imaturos são comidos como legume e as folhas secas são, por vezes, usadas para darem sabor parecido ao da noz.

Mas o milho não tem só aplicações culinárias. Também possui propriedade medicinais: o grão do milho contém um óleo anticolesterolémico; as barbas do milho têm uma acção diurética, emoliente e calmante do sistema urinário, são recomendadas no tratamento de pedras renais, cistite, nefrite e gota e são utilizadas em bebidas purificantes; contém vitamina K e ácido salicílico que é analgésico; tem propriedades anti-hemorrágicas e hipoglicemiantes; é recomendado para o tratamento de inchaço e dores reumáticas; contém vitamina B1 que fortalece o músculo cardíaco, ajudando a manter o ritmo cardíaco normal e vitamina E com propriedades antioxidantes. Não se conhecem efeitos tóxicos ou secundários.

Por isso, o milho é um alimento saudável a ser adicionado na nossa dieta regular. Deve dar-se preferência aos produtos frescos pois contêm maior quantidade de nutrientes e menor teor em açúcares.

Contacte-nos!

cianmira@hotmail.com
960183766

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Advento com o CianMira: Dia 7

ADVENTO COM O CIANMIRA Dia 7: Beijar debaixo do visco ou azevinho? “Kiss under the mistletoe” é uma frase muito ouvida em filmes e músicas de Natal nos Estados Unidos. Mas quando traduzimos para a nossa língua materna, dizemos “beijar debaixo do azevinho”. Estará correcto? Antes de mais, “mistletoe” significa visco e “holly”, azevinho, duas plantas diferentes mas ambas associadas ao Natal. O azevinho é uma planta bem conhecida pelos portugueses: de bagas vermelhas e folhas verdes brilhantes, por vezes, com espinhos. Em Portugal é proibido o seu corte por ser uma planta com protecção especial. Mas e o visco? O visco é uma planta hemiparasita uma vez que cresce nos ramos ou tronco de uma árvore, retirando-lhe os nutrientes mas que também é capaz de crescer sozinha. Existem várias espécies de visco, sendo Phoradendron flavescens a usada na decoração de Natal e nativa da América do Norte e Viscum album , o visco-europeu, com bagas brancas, pegajosas e venenosa

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?