Avançar para o conteúdo principal

Abóbora


A abóbora, tão conhecida nesta época como decoração festiva do Halloween, tradição norte-americana, pertence ao género Cucurbita que inclui cerca de 27 espécies. Esta planta foi acolhida pelos povos pré-hispânicos há cerca de 9000 anos, nas civilizações Maia, Asteca e Inca, mas é actualmente cultivada em todo o mundo. As abóboras dividem-se em dois tipos: as abóboras rasteiras e as abóboras de tronco, sendo as 5 principais espécies cultivadas C. pepo, C. maxima, C. moschata, C. argyrosperma e C. ficifolia.

O caule das abóboras apresenta textura herbácea, coloração verde e são púberes. Nas espécies rasteiras, o caule pode atingir vários metros de comprimento. As folhas são geralmente grandes, palmadas e púberes. As abóboras apresentam ambos os sexos na mesma planta, embora em flores distintas. As suas flores amarelas ou alaranjadas são grandes e frágeis. A planta pode autopolinizar-se ou, então, ocorrer polinização cruzada, maioritariamente realizada por insectos.

Tanto os frutos como as flores da abóbora são comestíveis. Os frutos possuem poucas calorias e podem ser consumidos de variadas formas: desde puré a compotas. As flores fazem parte da culinária moderna, podendo ser fritas ou acompanhadas por queijo. As sementes da abóbora têm acção anti-helmíntica e tostadas tornam-se bons aperitivos.
A abóbora pertence ao grupo de hortícolas cultivadas nos campos agrícolas de Mira e é bastante utilizada na sopa, em doces e papas de abóbora.

Fonte: www.jardineiro.net

Contacte-nos e conheça a cultura de Mira!

Tlm.: 960813766
E-mail: cianmira@hotmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.