Avançar para o conteúdo principal

Pinguim-imperador: um pai carinhoso



O macho do pinguim-imperador (Apterodytes forsteri) é um exemplo de pai carinhoso no reino animal.
Após o acasalamento, a fêmea põe um ovo grande que é cuidadosamente recolhido pelo pai. Cabe, então, aos pais mantê-los aquecidos durante dois meses que correspondem ao Inverno antárctico. Os machos amontoam-se, em temperaturas que podem chegar a 70 graus negativos, de forma a manter os seus ovos quentes, pousando-os em cima das suas patas. Estes pais nem sequer saem para se alimentar. Também para superar o frio, os pinguins passam a maior parte do tempo a dormir para poupar energia e sobrevivem graças à camada de gordura acumulada durante o Verão.
Quando o recém-nascido rompe a casca, é o pai que lhe oferece a primeira refeição com uma substância leitosa a partir do seu corpo. Entretanto a mãe regressa da caça dos peixes e regurgita-os, alimentando o seu filhote. Enquanto isso e com o seu dever cumprido, os pais extremosos vão para o mar em busca de comida para si mesmos.

A TODOS OS PAIS, DESEJAMOS UM ÓPTIMO DIA!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.