Avançar para o conteúdo principal

As Sardinhas


Estamos habituados a vê-las entre dois pedaços de pão e acompanhadas com pimento, mas porque comemos sardinhas nas festas dos santos populares?

O nome sardinha provém da época romana e deriva de Sardenha, ilha de Itália onde já foram abundantes.

A espécie muito apreciada pelos portugueses e que vive na nossa costa designa-se de Sardina pilchardus e distribui-se predominantemente pelas águas do Mediterrâneo ocidental e do Atlântico nordeste. Este peixe pelágico habita essencialmente a plataforma continental, ou seja, junto à costa e até 200 metros de profundidade.

Em Portugal, os pontos de maior concentração de sardinhas são as zonas entre a Figueira da Foz e Aveiro e os estuários do Tejo e Sado.

Aves e mamíferos marinhos, peixes carnívoros e o Homem são os predadores da Sardina pilchardus. Esta, por sua vez, alimenta-se de plâncton que se desloca em função do movimento das correntes.

COMO É QUE OS PESCADORES SABEM SE O ANO É FARTO EM SARDINHA?

Quando no início de Abril, o vento sopra insistentemente do norte durante vários dias, os pescadores adivinham um Verão farto para a pesca portuguesa, especialmente de sardinha, carapau e  cavala.

Este facto, está relacionado com as baixas pressões sobre o Oceano Atlântico, nesta época, conhecido como "Anticiclone dos Açores" que provoca ventos vindos do norte, a "nortada". Esta "nortada" desencadeia fenómenos de "upweling", ou seja, um surgimento à superfície do oceano de camadas de água mais profundas, ricas em nutrientes e mais frias. A penetração dos raios solares nestas camadas permite a realização de fotossíntese pelo plâncton que constitui a base da cadeia alimentar no meio marinho.

Em resultado, aumentam os cardumes de sardinha e o peixe torna-se mais robusto e apetecível.

As sardinhas adaptaram o seu ciclo reprodutivo ao aparecimento da "nortada" e do "upwelling"; este ciclo acontece normalmente de Outubro a Abril e durante este período os peixes têm menos gordura. A partir do final da Primavera, os peixes ganham gordura para preparar a nova época de reprodução e é por isso que, à medida que o Verão avança, as sardinhas ficam mais gordas.
É por isso que a sardinha é comida em Portugal principalmente nos meses de Verão e na altura das festas dos santos populares.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.