Avançar para o conteúdo principal

Dia 22: Resposta da Joana


Escolhe uma planta que te faça lembrar o Natal, partilha a sua fotografia e escreve sobre ela. O que descobriste?

Eu escolhi a Poinsettia, flor do Natal, flor da Páscoa ou Estrela-de-Natal.

A poinsettia (Euphorbia pulcherrima) é uma planta da família das Euforbiáceas e em estado selvagem pode atingir 3 metros de altura. Esta flor apresenta uma característica muito interessante: o que parecem ser as pétalas das flores, na verdade, são brácteas, ou seja, são folhas modificadas. As suas flores são pequenas e pouco vistosas (centro da planta) e por isso, as brácteas dão atractividade à planta para que os insectos e as aves façam a polinização.
Nativa da América Central, principalmente do Sul do México, é conhecida como Taxco del Alarcon e, pelo que se sabe, os antigos astecas chamavam-na "cuetlaxochitl" e utilizavam-na para extrair tinta para tecidos e cosméticos e um líquido leitoso para fazer remédios para a febre. 
Assim como os outros símbolos do Natal, a poinsettia também tem várias histórias que explicam a sua relação com esta data festiva e a mais conhecida lenda sobre esta planta, conta que:

"Pepita, uma pobre menina mexicana, nada possuía para presentear o menino Jesus naquela noite de Natal. Enquanto caminhava em direcção à capela, juntamente com seu primo Pedro, o seu coração estava mais cheio de tristeza do que de alegria. Para consolá-la, Pedro teria dito: "Eu tenho a certeza, Pepita, que mesmo o mais humilde presente, se for dado com amor verdadeiro, será valioso diante dos olhos de Jesus". Não sabendo exactamente o que fazer, Pepita dirigiu-se à beira da estrada e foi colhendo ramos de folhagens comuns e arrumando-as na forma de um ramalhete. Ao olhar aquele amontoado de mato que iria levar como presente ao menino Jesus, sentiu-se ainda mais triste. Enxugou as lágrimas ao entrar na capela do pequeno vilarejo. Ao aproximar-se do altar, lembrou-se das palavras do seu primo Pedro e encheu seu espírito de amor, ao colocar os ramos ao pé do presépio. De repente, as folhagens verdes foram transformando-se em flores de coloração vermelho brilhante e todos que ali estavam tiveram a certeza que estavam a assistir a um milagre diante de seus olhos. A partir daquele dia, aquelas flores vermelhas ficaram conhecidas como Flores de Noche Buena, e florescem a cada ano durante a época do Natal."

O responsável pela popularidade da planta nos Estados Unidos da América e pelo seu nome comum foi Joel Robert Poinsett, o primeiro embaixador dos Estados Unidos no México, entre 1825 e 1829. Nesta altura, levou exemplares para a sua terra e distribui-a entre amigos e jardins botânicos.

E sabem o que significa "pulcherrima"?

A mais bela. Assim, a poinsettia é a mais bela das euphorbias. :)

Beijinhos,

Joana.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.