Avançar para o conteúdo principal

Advento com o CianMira: Dia 9


Qual a origem da Coroa do Advento?


O Advento (da palavra Adventus: chegada e Advenire: chegar a) traduz-se no primeiro tempo do ano litúrgico que antecede o Natal, isto é, as quatro semanas que antecedem o Natal.

Os cristãos consideram-no o tempo de preparação e de alegria para o nascimento de Jesus. É tempo para promover o arrependimento, a harmonia e a paz e celebrar a vinda de Jesus Cristo à Terrra.

A Coroa do Advento teve origem, no entanto, na religião luterana. Em 1839, um pastor chamado Johann Wichern, em Hamburgo, Alemanha, era responsável por uma casa de ajuda social a crianças pobres. Com a aproximação do Natal, as crianças, ansiosas, estavam sempre a perguntar-lhe quanto tempo faltava para o Natal. E foi aí que lhe surgiu a ideia de usar uma roda de uma carroça e colocar uma vela para cada dia do Advento, de forma que havia velas pequenas para os dias da semana e quatro maiores para os domingos. Foi aqui que surgiu a primeira Coroa do Advento.

Depois, vários pastores imitaram-no, fazendo a Coroa do Advento para as suas igrejas, mas simplificando a decoração para quatro velas. A esta "nova" coroa, juntaram-se as já tradicionais grinaldas de Natal, com os ramos verdes de pinheiro, abeto ou cipreste.

A adopção da Coroa do Advento pela Igreja Católica só aconteceu em 1925, na cidade de Colónia e depois, em 1930, em Munique, na Alemanha. Com a chegada do movimento litúrgico, a Coroa do Advento na Igreja Católica difundiu-se pelo mundo.

Relativamente às velas, na comunidade luterana, tinham várias cores diferentes. Originalmente, as primeiras velas eram mais escuras que as últimas ( iam clareando com o passar dos dias do Advento) para simbolizar a proximidade do nascimento de Jesus. Em alguns países, ainda se utilizam estas velas, mas na maioria, decidiu-se adaptar as velas para a cor litúrgica do Advento, usando três velas roxas e uma cor-de-rosa, esta para o terceiro domingo do Advento, também designado de "Gaudete".

Os irlandeses também contribuíram para inovar a decoração natalícia, acrescentando uma quinta vela à coroa, para simbolizar o dia de Natal. Por isso, também é possível encontrar uma coroa com cinco velas.

Relativamente ao significado da Coroa do Advento, existem várias interpretações e deixamos algumas delas:

- o círculo simboliza o tempo e a eternidade. O círculo indica o sol no seu ciclo anual, sem nunca se esgotar e gerando vida. Para os cristãos, este sol é símbolo de Cristo.
Desde a Antiguidade que a coroa é símbolo de vitória e, por isso, os atletas dos jogos olímpicos são coroados com ramos de oliveira.

- os ramos verdes simbolizam a persistência, esperança e imortalidade.

- as velas lembram que o Natal é uma festa de luz, de salvação.

Ainda pode ser colocada uma fita vermelha que simboliza o amor de Deus por todos nós, renascido pela vinda de Jesus e bolas, frutas e pinhas que representam o fruto do Espírito Santo que sai dos corações de cada cristão.

A colocação da coroa de Natal numa casa representa a presença de Jesus nesse lar. A Coroa do Advento é colocada em cima da mesa, ou se não possuir velas, colocada na porta de entrada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Advento com o CianMira: Dia 5

Dia 5: Onde está o Menino Jesus? Conseguem encontrá-lo?

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Bom dia! ^_ Hoje celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos! :D Às 10h30, na Praia do Poço da Cruz, decorrerá a limpeza e recolha de lixo da praia, incluído no projecto FishFree. Participem! 

Ano lectivo 2014/2015

As actividades para o novo ano lectivo estão prontas! Contacte-nos para obter o nosso pdf.